Teste o seu francês

Saiba qual o seu nível em francês antes de se inscrever nos nossos cursos. Faça o teste de nivelamento agora e nós entraremos em contato com você.

O nosso teste de francês é baseado nos níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, cujas letras e números qualificam o nível do aprendizado de um idioma, neste caso o francês (A1, A2, B1 etc).
É este sistema que fornece uma base comum para programas, exames e manuais pedagógicos. Aliás, o nosso teste foi elaborado no manual didático que utilizamos aqui na consultoria e que serve de referência para o ingresso nos respectivos níveis e grupos de alunos ou cursos personalizados. O teste também nos permitirá avaliar os interessado/as em frequentar os preparatórios para exames de proficiência.


A1- Para quem vai começar do zero ou tem poucas noções do idioma

O seu ponto de partida para começar a estudar francês. Você aprenderá as noções básicas do idioma como alfabeto, números, informações pessoais, apresentar-se, falar do local onde vive, vocabulário relacionado à nacionalidade, profissões, família e moradia, atividades cotidianas, expressar gostos, primeiros verbos, estrutura frasal primária (sujeito e predicado) etc. Há situações em que você já terá visto ou aprendido isso em algum momento do seu percurso do francês e poderá ser classificado como Básico II, eventualmente. Mas tome cuidado com o aprendizado “solto” na internet: nem sempre aplicativos de memorização e repetição te classificam neste último nível. Se você não tiver certeza se realmente tem noções do idioma, faça o teste e compare seus resultados.

A2- Para quem já tem o básico de francês

Você já tem o básico completo de francês. Já aprendeu presente e passado (introdução). Compreenderá frases isoladas e expressões de uso frequente relacionadas com assuntos de prioridade imediata (por exemplo informações pessoais e familiares simples, compras, saúde, esportes, trabalho). Em relação à gramática, revisará o uso do pretérito perfeito complementando com outras formas de contar alguma coisa no passado. Aprenderá também o futuro simples e o futuro do pretérito (eu faria…), o discurso indireto, a negação complexa e os pronomes “en” e “y”. Será capaz de falar sobre gastronomia e arte.

Trata-se do nível que antecede o intermediário, recomendado para aqueles que pretendem começar a pensar em prestar um exame de proficiência. Para chegar até aqui você precisará ter estudado, em média, 1 ano de francês em qualquer instituição ou professor particular

B1- É o intermediário

Nível mínimo exigido aqui na consultoria para quem vai prestar prova de proficiência (DELF-DALF / TCF-TEF). Se você chegou até este nível, você é capaz de compreender os pontos essenciais quando a linguagem padrão utilizada é clara, bem como a linguagem familiar em diferentes contextos. Irá abordar temas relacionados a viagem, língua, teatro e cinema, meio-ambiente, mídia e tecnologia etc. Será capaz de organizar um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares, em diferentes domínios de interesse. Poderá relatar acontecimentos, experiências ou um sonho, expressar um desejo ou uma ambição e justificar, de forma breve, as razões de um projeto ou de uma ideia. No âmbito gramatical, aprenderá o subjuntivo, o condicional passado, os tempos do passado, os indefinidos, os conectores de oposição, finalidade, causa e consequência etc.

B2- Você já é avançado!

Você sabe abordar assuntos concretos ou abstratos num texto complexo, incluindo uma discussão técnica na sua especialidade. É capaz de comunicar com uma grande espontaneidade que permita uma conversa com um falante nativo, não se detectando tensão em nenhum dos falantes. É capaz de exprimir-se de forma clara e detalhada sobre uma grande variedade de assuntos, como relacionamentos, cidade, poesia, agronomia, cânones de beleza, jogos, humor e stand-up etc.

Terá condições de emitir uma opinião sobre uma questão atual e discutir sobre as vantagens e as desvantagens de várias possibilidades.

Neste nível, consideramos você apto a prestar os exames de proficiência DELF-DALF e TCF Canadá com maiores chances de aprovação.

C1- A última etapa dos nossos cursos

Você está apto a compreender uma vasta gama de textos longos e complexos, assim como detectar significados implícitos. Poderá se exprimir de forma espontânea e fluente sem, aparentemente, ter de procurar as palavras. É capaz de utilizar a língua de maneira eficaz e flexível na sua vida social, profissional ou acadêmica. Os assuntos complexos como liberdade e harmonia, cordialidade e, às vezes, polêmicos, como violência e transgressão de limites, não serão mais obstáculos para que você demonstre domínio dos meios de organização, de articulação e de coesão do discurso.

A gente oferece até este nível na consultoria!